Quais as obrigações de uma Clínica Médica?

Administrar uma clínica médica não é muito simples. Muitos médicos e gestores possuem um amplo conhecimento técnico da profissão, porém algumas questões fiscais, trabalhistas e contábeis acabam causando certas dúvidas. Por isso, vamos conhecer as principais obrigações que as clínicas devem seguir.

Antes de tudo vale ressaltar que, de acordo com a natureza jurídica e regime tributário, as obrigações das clínicas variam. Por isso, a primeira obrigação da clínica médica é a sua formalização. É preciso estar constituída legalmente, com seu CNPJ, devidamente registrada em todos os órgãos necessários, com seu regime de tributação e definição de atividade econômica.

Quanto às obrigações trabalhistas, cabe à clínica realizar o pagamento dos salários dos funcionários e realizar as obrigações sociais, que é a retenção do INSS e do FGTS na folha de pagamento. Além disso, é importante estar atento às exigências da Legislação Trabalhista, no que diz respeito a contratação e demissão de funcionários. E a sua clínica médica também deve emitir o pró-labore, que é o valor pago aos sócios. No pró-labore deve ser retido o INSS, que corresponde a 11% do valor da sua remuneração.

Outras obrigações de sua clínica médica são as fiscais. Nessa área, há os pagamentos de impostos, que muda de acordo com seu regime tributário. Se estiver enquadrado no Simples Nacional, você pagará uma guia que reúne diversos tributos, a DAS. E se estiver enquadrado no Lucro Real ou Lucro Presumido, pagará as guias individualizadas dos tributos. Além disso, na questão fiscal há a entrega das obrigações acessórias, que são as informações fiscais da sua clínica que são informadas ao governo, com o intuito de atestar as apurações de impostos e demais obrigações realizadas. Nessa atividade é imprescindível contar com um escritório contábil para garantir que todas as informações foram declaradas de forma correta.

Para finalizar, há as obrigações contábeis da sua clínica médica, mas que também devem ser realizadas por um escritório de contabilidade. Pois, por exemplo, há a escrituração de livros contábeis, o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício, além de diversas obrigações burocráticas. Por isso, contar com um escritório contábil especializado em clínicas médicas, como o Fênix, é essencial para se manter em dia com as suas obrigações. Deixe seu contato para saber mais e receber uma proposta personalizada para abrir sua clínica ou transferir sua contabilidade para o nosso escritório.

Comments are closed.