Ao se vislumbrar o início de uma empresa, faz-se necessário traçar um plano de negócios no qual serão descritos os objetivos e os passos a serem dados para o alcance satisfatório dos mesmos, minimizando riscos e incertezas para o empreendedor. Para se abrir uma escola de música, não é diferente! Â Há de se considerar que empreender em uma escola de música é um tipo de negócio que além da satisfação financeira, muitas vezes envolve sentimentos, paixão pelo que faz e talento musical. Â Seus clientes / artistas, podem ser pessoas motivadas por aprender a cantar ou tocar instrumentos musicais simplesmente por lazer ou por necessidades terapêuticas ou mesmo por motivos profissionais.[/vc_column_text][boc_heading]Passos importantes para o sucesso da escola de músicaVeja a seguir 7 dicas para abrir uma escola de música com planejamento, pouco investimento e bom retorno financeiro.1 – Contratar mão de obra especializada
O talento e a dedicação do aluno somado ao conhecimento e formação do professor estimulam o crescimento e aprimoramento do aprendizado. A escola deve contratar professores de música com comprovado conhecimento e formação na área. Muitos são contratados no regime de profissionais autônomos. São necessárias providências do departamento de recursos humanos, para que o contrato de trabalho seja redigido de maneira correta, obedecendo a legislação trabalhista, evitando-se assim transtornos futuros.
Ao abrir uma escola de música, será necessário realizar pesquisas sobre o público-alvo, equalizando suas características, como faixa etária dos “artistas”, renda per capita da região por morador, potencial de compra na aquisição de instrumentos musicais e principalmente interesse do mercado local pela música, seja cantada, escrita ou instrumentada. Pesquisas já realizadas por institutos de pesquisa como IBGE, IPEA, podem revelar hábitos dos clientes e outros fatores de interesse para o empreendimento.
O local da instalação da escola de música deve ser observado com cuidado, pois não adianta instalar a escola em um local que não proporcionará o retorno financeiro desejado. Locais próximo a Escolas, Faculdades, Teatros, Cinemas e Shoppings são bem vistos para se conectar à possíveis clientes. A escola de música também deve possuir uma estrutura física adequada para o bom desenvolvimento das atividades. De acordo com a localização e tamanho da edificação da escola, a legislação brasileira obriga a instalação de tratamento acústico nas salas para liberação de alvará de funcionamento.
Uma escola de música geralmente demanda baixo investimento, visto que em muitas, os instrumentos pertencem ao aluno. Porém é necessária uma quantidade mínima de instrumentos musicais, equipamentos de som como amplificadores e microfones, livros, partituras musicais, enfim o básico para o início das atividades.5 – Analisar a concorrência
Deve-se analisar a concorrência não somente com outras escolas de música, mas também com escolas que exerçam atividades artísticas e que atuam na mesma região escolhida para a instalação, verificando a saturação do mercado. Uma maneira de driblar a concorrência, é divulgar os serviços através da realização de eventos, festivais, shows, mostrando o desenvolvimento dos alunos, ressaltando talentos de futuros cantores e músicos. A divulgação, talvez um pouco mais dispendiosa, pode ser também com o auxílio de mídias como rádio, TV, internet.
As escolas de música podem buscar parceiros em grandes centros, como conservatórios musicais e universidades, para que seus alunos possam desenvolver suas habilidades em locais especializados, exercendo a profissão de músicos, cantores, se assim o desejarem. Outra forma de parceria pode ser feita com estúdios de gravação, bandas e orquestras sinfônicas.
Como todo negócio, deve-se observar seguir a legislação específica que, no caso das escolas de música, vem contemplar sobre o registro autoral de músicas, os direitos autorais decorrentes da utilização da obra e os direitos patrimoniais resultantes do pagamento pela execução pública da obra, regidos pela Lei nº 9610/98. Enfim, aliar a paixão pela arte e retorno financeiro satisfatório, não é fácil! Principalmente em um país onde o músico profissional, é pouco valorizado e o acesso à cultura é dispendioso. Porém, não é impossível.... Basta um mindset empreendedor, uma excelente gestão financeira e contábil, muito trabalho, amor e dedicação. Com certeza será um sucesso!!!