Abrir empresa em Maringá é um ótimo negócio. Conforme o I?ndice de Cidades Empreendedoras 2017, desenvolvido e divulgado pela Endeavor, Maringa? é a cidade paranaense mais empreendedora. E no ranking nacional, desponta entre as 10 melhores cidades para empreender no Brasil. Vale destacar que nesta pesquisa foram analisadas 32 cidades brasileiras, com características bem diferentes, como a cidade de São Paulo, que conta com mais de 11 milhões de habitantes, enquanto maringá, Blumenau e Vitória, por exemplo, possuem aproximadamente 400 mil moradores.
Por isso, o interesse em abrir empresa em Maringá está aumentando cada vez mais. Você também tem este sonho? Então confira nossas dicas para formalizar seu negócio e buscar o sucesso como empreendedor.
Sabemos que a primeira coisa que vem à cabeça, quando se fala em abrir uma empresa, é a burocracia. Mas, fique tranquilo. Pois aqui no Fênix Contabilidade nossa equipe cuida de toda a parte burocrática, esclarecendo como são feitos os procedimentos burocráticos e quais documentos são necessários a cada etapa.
Uma boa notícia é que Maringá está entre as cidades mais rápidas do país para se abrir uma empresa, conforme a Revista Exame, ficando à frente até mesmo de grandes capitais como Porto Alegre, Fortaleza e Natal.
Então, vamos lá! Confira como é o processo de formalização para abrir empresa em Maringá.
Qual a documentação necessária?
Para começar, cada sócio precisa apresentar:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF;
- 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha declarado no ano vigente.
E no caso da empresa, é necessário:
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel.
Como se inicia o processo de abertura da empresa?
Com os documentos apresentados ao seu contador, é elaborado o contrato social, com as definições das atividades da empresa, as participações de capital de cada sócio, modelo tributário etc. Nesse momento, é essencial contar com uma contabilidade experiente e transparente, para buscar o melhor regime tributário para o seu modelo de negócio, com o objetivo de pagar menos impostos, de forma totalmente dentro da lei. Outro ponto importante é a consulta prévia do nome empresarial escolhido, para verificar se já existe outra empresa registrada com ele. Caso exista, é necessário escolher outro nome ainda não utilizado.
Então, é feito o cadastro na Receita Federal e na Junta Comercial, para iniciar o processo de formalização. A análise e aprovação dos documentos nestes órgãos pode levar de 3 a 5 dias úteis. Após isso, é feito o cadastro na prefeitura, para que a empresa possa emitir as notas fiscais e essa etapa requer mais 7 dias aproximadamente.
Outro processo necessário para abrir empresa em Maringá é a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, onde a Prefeitura analisa e determina se a empresa pode ou não funcionar em um determinado imóvel conforme seu objetivo comercial. Como esse documento é obrigatório para a sua empresa, é essencial realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização antes de fazer qualquer investimento no imóvel que você deseja abrir a empresa, a fim de evitar gastos desnecessários, caso a prefeitura não aprove o imóvel.
Demais documentos e registros necessários para abrir empresa em Maringá
Mesmo com o CNPJ em mãos, ainda são necessários outros documentos, licenças, registros e alvarás para sua empresa iniciar as atividades. O principal deles é o alvará de funcionamento. Para obter este alvará, é preciso comprovar na prefeitura que você atende todas as exigências da lei para exercer as atividades da sua empresa, sendo que essas exigências podem variar de acordo com o ramo de atividade, local de instalação e com o porte da sua empresa.
Entre as inscrições e licenças mais comumente exigidas, estão a licença ambiental, licença sanitária, vistoria de cumprimento das normas de segurança, além de inscrições em órgãos federais, como o ministério da agricultura, ministério do turismo, polícia federal, entre outros.
Para alguns segmentos, como de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual, é obrigatória a Inscrição Estadual, pois é a partir dela que você recebe a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Caso você não tenha algum documentos obrigatório para o seu modelo de negócio, poderá inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Por isso, conte com uma contabilidade séria, para verificar quais as exigências do seu segmento, para abrir sua empresa corretamente, sem preocupações e gastos desnecessários.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!