Um pouco antes do verão começar, é comum ver as academias mais cheias. A procura por novas matrículas aumenta e os alunos estão mais motivados. Mas, ao longo da estação e entre o outono/inverno, muitas academias sentem o movimento cair consideravelmente. Então, como lidar com esse problema de sazonalidade e manter sua academia sempre cheia?
Algumas ações de marketing para atrair clientes, promoções e fidelização são itens essenciais para equilibrar o fluxo de alunos do seu estabelecimento. Por isso, vamos passar algumas dicas para manter o movimento, durante o ano todo.
Atraia novos clientes para a academia
Para começar então, é preciso atrair novos alunos. Você pode investir em divulgação na internet, que tem um custo menor que as mídias tradicionais e também apostar no bom e velho boca a boca. Com ações de indicação, seus alunos podem ganhar benefícios e você ganha novos clientes. Mas, cuidado com descontos excessivos. Faça um bom planejamento dessa promoção para não comprometer seu caixa.
Não foque apenas nos novos clientes. Faça contato com seus atuais alunos e entenda o que eles gostam e/ou sugerem de melhorias na sua academia. Mostre que o estabelecimento tem a preocupação em oferecer o melhor a ele, e avalie a possibilidade de oferecer benefícios àqueles clientes com mais tempo de casa. Afinal, se eles forem fidelizados, podem atrair novos clientes também.
Desde os profissionais de educação física, até a recepção, administração e pessoal da limpeza. Uma equipe bem preparada e motivada é essencial para reter clientes, pois acabam transmitindo esse sentimento a todos no ambiente. Faça um teste, pense que você é um novo cliente chegando na academia e observe como cada profissional atua. Que atenção ele dá ao cliente? Se você perceber algo que não está muito legal, é preciso corrigir antes que seus clientes acabem abandonando sua academia.
Novas promoções e planos mais longos com descontos maiores, começando no verão e finalizando somente após o inverno é uma tática de manter o aluno matriculado nesse período. E como você já sabe a época que o movimento costuma baixar, antecipe-se. Divulgue as promoções antes que a queda aconteça.
Já vimos muitos locais sem controle de vencimentos de planos e ou com sistemas falhos, que geram desconforto aos alunos ou prejuízos à academia. Teste sempre seus sistemas, avalie as novidades do mercado, mantenha tudo registrado e em dia, para garantir que essa parte não acabe comprometendo todo o seu trabalho e dedicação nas demais ações.
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