Academias - Tudo o que precisa saber para gerir melhor seus recursos financeiros!

  • Fênix consultoria


Donos de academias costumam ter alguma dificuldade para gerir melhor seus recursos financeiros, especialmente porque esse é um tipo de negócio que cresce aos poucos e que costuma começar de maneira mais informal - é comum que as academias se iniciem em espaços menores e vá ganhando mais modernização conforme os clientes aparecem e o dinheiro começa a entrar.
Porém, organizar seus recursos financeiros é essencial para garantir que sua academia tenha sucesso e que você consiga entregar aos seus clientes sempre mais qualidade nos treinos, com aparelhos melhores e conforto.
Por isso, abaixo, separamos algumas dicas para quem quer crescer no ramo e não sabe bem ainda como fazer isso. Veja!


4 dicas para gerir melhor seus recursos financeiros na academia


Separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a gerir melhor seus recursos financeiros na academia, mas vale sempre lembrar que um profissional consultor pode ser muito mais útil, pois ele irá entender o seu problema de maneira mais específica e poderá te ajudar com mais assertividade. Trouxemos dicas genéricas, porém, sempre vale procurar um contador para que ele possa encontrar soluções mais específicas para o seu caso em si! Vamos lá?

1- Organize sua contabilidade

O primeiro passo para gerir melhor seus recursos financeiros na academia é organizar a parte contábil, que geralmente é a que menos há preocupação por parte do empreendedor. O erro de abrir mão da parte contábil é um problema grande, porque ele pode gerar multas com os fiscos e até a irregularidade perante eles, causando até a falência em muitos casos.
Temos que entender que uma empresa, por menor que ela seja, precisa ser formalizada e estar em dia com os fiscos. Por isso, se você ainda não entende bem suas obrigações, consulte um contador e peça para que ele te ajude nesse processo, que sabemos ser tão complicado para quem tem pouca experiência com o empreendedorismo.
Nesse quesito da contabilidade, incluem-se todos os documentos de autorização de funcionamento, pagamento de funcionários, entre outros detalhes que não podem ficar de fora de uma empresa organizada e de sucesso.
Então, o primeiro passo para gerir seus recursos financeiros de maneira correta é ter uma contabilidade bem feita e sob controle. Se você tem dúvidas, nos procure para que possamos te ajudar nesse sentido - a Fênix Contabilidade é especialista em academias e outras empresas do setor!

2- Tenha sempre um valor destinado ao capital de giro

Talvez o Capital de Giro não seja sua prioridade no momento, porque você pensa em pagar as contas, os funcionários e os impostos. Tudo bem, nós entendemos que existe a dificuldade em manter um dinheiro reservado para o funcionamento da empresa, mas ele é o que irá te salvar em momentos de problemas e de baixa frequência de alunos.
Então, faça disso uma meta: engorde o seu capital de giro mês a mês, mesmo que aos poucos, reservando de 5 a 10% do que entra no seu caixa. Essa meta deve ser prioridade, assim como as contas do dia-a-dia. O Capital de Giro é o que te faz crescer e investir em melhorias na empresa, tornando-a potencialmente um bom negócio.
Academia que apenas paga as contas e não investe em si mesma, acaba perdendo espaço para as academias de rede, que custam menos e são melhor equipadas. Então, se você quer se diferenciar e garantir seu espaço ao sol, não deixe de guardar um pouco do seu dinheiro para o capital de giro, mesmo que seja apenas uma parcela pequena do que entrou. Aos poucos, com uma boa gestão financeira, você consegue expandir e se diferenciar dos demais. E é aí que a sua academia consegue se tornar um grande negócio!

3- Pague as contas adiantado

Aqui a dica é tentar descontos com os seus fornecedores e nas contas em geral. Quem paga conta adiantado, costuma ter desconto e, no montante, isso faz diferença, além de te ajudar a ter uma relação com os fornecedores muito melhor e muito mais confiança.
Por exemplo: se você sempre paga os fornecedores e o banco com antecedência, ao precisar de crédito ou de um tempo maior para quitar uma dívida, existem mais possibilidades, porque as pessoas confiam no que você diz e na sua boa fé. Então, evite ao máximo atrasar as contas e ter aquele tipo de relacionando difícil com as pessoas que fornecem materiais para sua academia. Esse estresse de ter que ser cobrado para pagar um valor é muito ruim e te faz ser visto como uma empresa que não tem confiabilidade o suficiente. No que em que precisar de prazos maiores, pode ter certeza de que a dificuldade de consegui-los será enorme. E isso se enquadra também em relação aos funcionários - as pessoas trabalham melhor se são pagas no dia correto. Não atrase salários para não causar um clima de desconforto entre os funcionários.

4- Automatize os relatórios financeiros

Por fim, uma boa forma de gerir melhor seus recursos financeiros, é utilizar programas de gestão, que hoje automatizam relatórios, trazem previsões de faturamento, ajudam no pagamento dos funcionários e oferecem recursos incríveis para que você possa garantir uma boa gestão da sua empresa.
Em geral, ao contratar uma boa contabilidade, esse tipo de programa já é utilizado sem que você precise pagar por eles. Então, a dica é ter um contador/consultor para a gestão financeira.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares! Até a próxima!

Comentários
Envie um comentário