Capital de giro: o que é e como funciona?

  • 390dia(s)
  • Fênix consultoria

Todo empreendedor, antes mesmo de começar o seu negócio, já ouve muito falar em Capital de Giro. Mas, é normal ficar um pouco confuso no começo, pois são muitas informações novas na hora de abrir uma empresa. Por isso, vamos ajudar você a entender de vez o que é um Capital de Giro e por que ele é tão importante para o sucesso do seu negócio.

O que é Capital de Giro?

O capital de giro nada mais é do que o capital, ou seja, o dinheiro que a empresa tem para arcar com despesas necessárias para manter o funcionamento da sua empresa. como matérias-primas, produtos, equipamentos, salários de funcionários, impostos, taxas, pagamento de fornecedores e outras despesas operacionais.

Por que o Capital de Giro é tão importante?

A grande maioria das empresas aceita vender a prazo para seus clientes. Então, enquanto o valor ainda não cai na sua conta, você precisa cobrir as despesas. Assim, você assegura o pagamento em dia das suas contas, evitando juros e multas por atraso e o seu negócio consegue se sustentar enquanto o valor das vendas a prazo ainda não entraram.

Como fazer seu Capital de Giro?

Como tudo na vida de um empreendedor: com planejamento. É preciso detalhar gastos a curto e longo prazo e as possíveis entradas de valores. Calculando assim o valor necessário para manter seu negócio neste período de tempo.

Dica!

Controle é tudo na rotina da sua empresa. Por isso, você pode contar com sistemas online para te ajudar a registrar todos os valores de entradas e saídas. Assim, você saberá exatamente quanto você tem a receber e quanto precisa pagar. Se você quiser garantir um controle financeiro ainda mais eficiente, conte com os serviços de terceirização da gestão financeira e tenha profissionais experientes e qualificados para ajudar você no seu dia a dia, mantendo toda sua rotina financeira sempre em dia. Saiba mais aqui.  

Comentários
Envie um comentário