Como abrir uma cervejaria de sucesso?

  • 111 dias
  • Fênix consultoria

Abrir uma cervejaria de sucesso é o desejo de inúmeros empreendedores que encontraram na cervejaria artesanal a possibilidade de ganhar muito dinheiro e ainda por cima fazer o que mais amam: produzir uma cerveja diferenciada, de qualidade e sabor inigualável e, quem sabe, se tornar um dos cervejeiros de mais renome no país.

Parece uma tarefa difícil e, realmente, ela exige muito trabalho, estudo e muito pé no chão para que o sonho não se torne um pesadelo sem precedentes.

Quer saber o que acreditamos ser necessário para ter sucesso nesse empreendimento? Separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Confira!

Dicas para que você possa abrir uma cervejaria de sucesso!

Não é fácil empreender no Brasil e quem já tentou ou está tentando sabe disso. Existem milhares de impedindo, especialmente aqueles que envolvem o número de impostos que precisamos pagar para conseguir abrir qualquer negócio por aqui. Mas, tudo é possível desde que seja feito com planejamento e com a ajuda de profissionais habilitados. Separamos algumas dicas abaixo que são essenciais!

1- Entenda qual será a estrutura necessária para a produção

A estrutura necessária para abrir uma cervejaria artesanal precisa ser pensada com antecedência. Se você deseja começar os trabalhos em um galpão nos fundos de casa, como muitos fazem, é importante pensar se esse é o lugar ideal para uma produção em larga escala, caso o negócio comece a faturar e necessite de mais cervejas produzidas por dia.

Então, veja bem se você não consegue alugar um espaço próprio, até porque será essencial que os órgãos responsáveis pela autorização de funcionamento possam assinar para que você tenha o aval para produzir. Sem dúvidas, em um espaço amplo, limpo e arejado, esse licença sairá de maneira muito mais rápida.

Pense o seguinte: apesar de ser um produto alcoólico, estamos falando de algo que será consumido por pessoas. Por isso, as autorizações costumam ser mais rígidas para serem aprovadas.

2- Conheça mais sobre os equipamentos

Os equipamentos para uma cervejaria de sucesso são diversos. Existem vários tipos de equipamentos e alguns são mais ou menos necessários, dependendo da quantidade de produção que você terá. Porém, os básicos são:

  • Moinho de Malte, um equipamento utilizado para moer o malte, para cervejarias que usam esse ingrediente como principal. Ele possui dois cilindros que realizam essa função.

  • Sala de Cozimento: Esse é um equipamento utilizado para cozinhar a cerveja.

  • Tanques: Os tanques costumam ser os de fermentação, maturação e cerveja filtrada. Em geral, são necessários os três para que a produção completa seja feita.

  • Filtros: São equipamentos para filtrar a cerveja.

  • Envasamento: Os equipamentos de envasamento são os principais. Eles enxaguam a cerveja e envasam o produto final.

Além desses equipamentos, outros podem ser utilizados, como geradores de vapor, geradores de água gelada e até compressores de ar. Seja como for, a dica seguinte vai te ajudar a decidir quais equipamentos são necessários.

3- Saiba como funciona todo o processo

Montar uma cervejaria de sucesso exige, principalmente, mais do que apenas ter os equipamentos e o espaço correto, que você se preocupe em aprender todo o processo. Afinal, como é feita uma cerveja artesanal? Qual o principal ingrediente da sua cerveja? Qual a sua marca registrada?

Para isso, os cursos de cervejeiros existem aos montes e são bastante indicados, especialmente para quem já tem uma ideia do processo e quer apenas aprimorá-lo ainda mais. Mas caso você ainda não saiba nada sobre o assunto e queira apenas contratar colaboradores, ainda assim, é importante entender mais sobre o processo para que possa fazer escolhas melhores no seu negócio. Lembre-se: o patrão deve conhecer sua linha de produção para poder cobrar o resultado que espera.

Então, não pense duas vezes e procure um curso para entender mais sobre cervejarias.

4- Contrate uma contabilidade especializada no ramo

Entender todo o processo, ter um espaço bacana, ter bons equipamentos… Tudo isso é essencial para abrir uma cervejaria artesanal. Mas, é importante que você se preocupe em algo a mais: como gerir e manter esse negócio em pleno funcionamento e dando lucro ao invés de prejuízo?

Para isso, a melhor dica é procurar uma empresa especializada no ramo, seja de consultoria ou de contabilidade. Essa empresa irá te ajudar a entender melhor como funcionam os impostos, te enquadrar no melhor regime tributário e, claro, te ajudar a pagar menos impostos conforme a lei permite.

Além disso, a consultoria e contabilidade também pode oferecer serviços de BPO Financeiro, entregando previsões de lucros, acompanhamento de crescimento, relatórios, etc. A dica é procurar uma contabilidade que seja especialista no seu ramo, assim, ela terá mais bagagem para te oferecer o melhor serviço possível.

5- Abuse do marketing digital

Por fim, uma cervejaria de sucesso pode e deve abusar do marketing digital para se tornar uma referência no mercado. Pense da seguinte maneira: ninguém te conhece e sabe como sua cerveja é boa, bem produzida e pensada para ser uma das melhores do país. Para que as pessoas possam ao menos experimentar seu produto, elas precisam saber dele por algum meio de comunicação.

E qual o meio de comunicação mais eficaz hoje em dia? A internet. Por isso, abuse das redes sociais, crie um site especializado, faça um blog com conteúdo exclusive, contrate profissionais da área e invista nesse segmento para ter um resultado excelente em pouco tempo.

Gostou das nossas dicas de hoje sobre como ter uma cervejaria de sucesso? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares!

Comentários
Envie um comentário