Lidar com crises é uma característica importante para empresas que querem alcançar o sucesso e a pandemia do coronavírus nos trouxe uma série de aprendizados capazes de nos deixar ainda mais conscientes da importância da resiliência e da antecipação de problemas.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os aprendizados que a pandemia vai nos deixar e o que mudou em relação à forma como enxergamos os negócios e as possíveis crises que ainda podem chegar nos próximos anos. Confira abaixo!
Muitos empresários abrem seus negócios não pensando nas crises que podem chegar. Ou seja, passam a mover céus e terras para ter uma empresa, porém, levando em conta apenas cenários positivos, onde nada sai do controle.
Com a crise do coronavírus, entendemos que lidar com esse tipo de problema é mais do que essencial, é o que pode diferenciar uma empresa capaz de se reerguer daquelas que simplesmente não conseguem mais se manter em pé após uma crise.
Por isso, o aprendizado nesse momento se tornou um pré-requisito para que uma empresa seja aberta. Saiba lidar com as crises e se prepare para elas e o seu negócio tem mais chances de prosperar.
A pandemia ainda não acabou, mas aprendemos muito com ela até aqui. Empresas grandes e pequenas passaram por provações com o fechamento dos comércio e com a impossibilidade de vender seus produtos.
Hoje, quem sobreviveu, já pode comemorar, porque o pior já começou a passar. Separamos abaixo alguns aprendizados que já podemos levar para nossas empresas:
1- As crises vão chegar a qualquer momento
Saber lidar com crises é um processo que muitas empresas precisaram aprender na marra. Alguns empresários já possuíam um departamento com gestão de possíveis crises - e estes conseguiram lidar bem com a pandemia, pois já tinham a preparação necessária, mesmo que não exatamente para algo com essa proporção.
Mas quem acreditava precisar se preocupar com uma crise apenas quando ela acontecesse e não realizou projeções de riscos, realmente passou por grandes problemas. Por esse motivo, a pandemia nos trouxe o conhecimento de que não podemos subestimar as crises que podem vir a seguir. Algumas atitudes se mostraram extremamente necessárias:
A gestão de riscos é algo que muita gente desconhecia e que ajudou muito a lidar com a crise do coronavírus. Trata-se de um trabalho que tenta reunir os maiores riscos que uma empresa pode vir a enfrentar e como lidar com eles. São projeções, relatórios e ações que minimizem os danos quando os riscos se concretizam. Apesar da pandemia ser algo difícil de prever, era possível prever situações similares, como uma crise econômica global.
Existem setores que sofrem mais com crises globais do que outros. Comércios essenciais, de bairro ou de cidades menores, tendem a ter um impacto menor, porque nunca param totalmente suas atividades e também porque seus ganhos já são menores do que os das grandes empresas - consequentemente, seus gastos também. Mesmo assim, contar apenas com os clientes entrando e saindo diariamente nunca pode ser a melhor forma de lidar com crises que vão chegar em algum momento. E a pandemia nos ensinou o quanto ter reservas e um plano de ação pode fazer diferença.
2- A contabilidade é a melhor forma de lidar com crises
Como as crises podem chegar a qualquer momento, aprendemos que o contador é mais do que alguém que simplesmente resolve problemas de burocracias. Conseguimos entender, mesmo que de maneira dolorosa, que uma boa contabilidade pode e faz a diferença entre uma empresa que consegue sobreviver às crises e uma empresa que sucumbe aos momentos de dificuldades.ÂÂÂ
Como contabilidade, podemos incluir:
Relatórios financeiros de previsão, onde a empresa consegue ter uma ideia mais clara do que irá entrar e sair nos próximos meses e quais são os riscos de clientes inadimplentes. Com uma contabilidade que se importa com esses relatórios, as empresas podem saber onde pisar e o quanto podem investir nos próximos meses para seu crescimento.ÂÂÂ
Estratégias para pagar menos impostos, o que pode resultar em uma economia gigantesca a médio e longo prazo. Imagine pagar 20% a menos do que sua empresa paga de impostos? É essencial fazer isso de uma forma inteligente e, claro, sem sonegações. Existem soluções para economizar nesse sentido, ficando dentro da lei.
3- A internet pode te ajudar a se reinventar
Muitas empresas, especialmente as que vendem produtos, aprenderam mais sobre o poder da internet apenas na pandemia. O que antes gerava preconceito, hoje se provou ser a solução mais prática e rápida de conseguir alavancar as vendas: o marketing digital.
Além disso, empresas precisaram começar a investir em delivery, em apresentações online e em captação de leads. Quem já tinha uma estratégia online, saiu na frente. Quem ainda resistia à internet, precisou se adaptar e encontrou um mundo novo a ser explorado. Como muitos especialistas já indicam, após a crise é bastante possível que as pessoas continuem comprando mais pela internet do que pessoalmente, justamente porque perceberam as facilidades e até a economia que pode ser feita dessa forma. Então, abrace as tecnologias e invista em marketing digital, porque a concorrência tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares e visite nosso blog para mais artigos como esse. Até a próxima!