O mercado musical vem passando por muitas transformações há quase duas décadas. Desde que surgiu o MP3, essas mudanças passaram a ser ainda mais impactantes. Pois, não foram apenas as estratégias das gravadoras que mudaram (como já falamos por aqui antes), também mudou a maneira que o público escuta as músicas. As vendas nas lojas de CDs passaram a despencar brutalmente e ferramentas como Spotify e Deezer passaram a ficar cada vez mais populares. Observando essas novidades do mercado e do comportamento do público, ocorreram também muitas mudanças nas criações dos músicos, para se adaptarem a essa nova era digital.
Uma das vantagens das plataformas de streaming são os dados obtidos das reproduções. Pois, antigamente, era mais difícil percebem a opinião pública a respeito de uma música, ou de um estilo. Hoje em dia, é muito mais fácil perceber o que está em alta, através dos números de reproduções nessas ferramentas.
Mas, o público também passou a ser mais influenciado pelos algoritmos dessas plataformas, através das ‘’recomendações personalizadas’’. Ou seja, as ferramentas analisam certas características das músicas mais escutadas pelo usuário e recomendam outras semelhantes. Com isso, o estilo musical e as características ou o conceito da música também pode ser observado como uma estratégia para fazer parte de uma playlist popular nessas plataformas, podendo atingir um grande público através desse recurso.
Outra mudança observada é que o início das músicas encurtaram. Você já percebeu? Muitos músicos já se deram conta dessa mudança, pois as pessoas que ouvem música por streaming passavam a pular as músicas com introduções muito longas. Esse dado foi observado através de um recurso chamado Skip Rate, que mostra a quantidade de pessoas que pulam uma música, e com isso o mercado foi notando os tipos de faixas que as pessoas menos gostam.
Portanto, as novidades tecnológicas permitiram uma melhor percepção do perfil do público, podendo alimentar os músicos com informações relevantes para sua carreira. Afinal, carisma, oportunidades, parcerias e tudo mais pode ser muito bom, mas o principal na sua carreira mesmo são as suas músicas. E se você pode criar essa aproximação com o público, dando atenção ao gosto dos seus fãs, suas músicas têm mais chances de agradar e sua carreira de se consolidar.
Quer saber mais dicas e estratégias de tornar sua carreira mais sólida e lucrar mais? Conte com especialistas no segmento. Nosso time espera seu contato para marcar uma conversa e tirar suas dúvidas.