Avaliar uma startup, ou seja, saber por quanto ela poderia ser vendida, é algo bastante desafiador no mundo dos negócios. Isso porque a startup, pelo seu conceito básico, é uma empresa geralmente jovem e com grande potencial de crescimento, mas que não oferece as garantias de uma empresa convencional, tratando-se de um negócio de maior risco para os investidores.
Avaliar uma startup é um processo que passa por diversas considerações, das quais iremos tratar neste texto com o intuito de te ajudar a compreender melhor esse processo, especialmente caso esteja querendo vender sua startup ou adquirir uma. Veja abaixo as informações que trouxemos sobre esse assunto!
Para quem pensa em vender ou comprar uma startup, é importante ter em mente que algumas coisas devem ser consideradas para isso. Separamos abaixo as principais delas para que você consiga ter uma base para fechar o seu negócio!
De modo geral, as startups possuem pouco tempo de vida, porque são ideias ou projetos que estão saindo agora do papel - quando atingem um tempo de consolidação, já cresceram tanto que podem valer bilhões, como é o caso do WhatsApp. Indo para uma realidade mais próxima da nossa, é válido considerar há quanto tempo a startup está no mercado e se ela já dá algum lucro ou tem previsão de lucro próximo.
Outro ponto que deve ser avaliado de início e que pode compensar o pouco tempo que a startup tem é se essa é uma empresa consolidada em um mercado escasso, onde sua inovação é surpreendente. Quanto mais inovadora, mais a startup vale - desde que essa inovação tenha valor para a sociedade e isso só pode ser avaliado por quem entende do assunto. Vale a pena contratar alguém que saiba o que está fazendo!
Se a startup que está em negociação tem um grande potencial de crescimento, ela vale muito mais do que as demais. Afinal, quando pensamos em startups, pensamos pensar em escalabilidade, ou seja, a potencialidade que a startup tem de crescer sem que o seu custo cresça na mesma proporção. Se a startup possui essa característica fundamental, ela já tem um valor muito maior!
Mas, ser escalável não é suficiente para uma startup prosperar. É preciso saber qual o tamanho do mercado onde ela está inserida e se há espaço para ela crescer. Veja, imagine que estamos falando de uma franquia de academias: ela pode ser escalável, e muito, mas o mercado é limitado, além de haver custos para que ela chegue ao país todo, por exemplo. Por isso que a startup deve ser inovadora, ao mesmo tempo em que prove que é também passível de ganhar mercado, que é relevante. Temos que avaliar os concorrentes, analisar se há pessoas com ideia similar - e com mais investimento - se há mercado para que as pessoas comprem o produto ou serviço, enfim, a análise deve ser bem feita para que avaliar a startup seja algo justo e coerente.
Vamos trazer exemplos:
Veja que no exemplo acima estamos falando de uma startup escalável e que tinha um mercado vazio à sua frente, ao mesmo tempo em que tinha boas perspectivas de aceitação do público. Esse combo perfeito faz com que avaliar uma startup seja muito mais fácil e que, geralmente, desemboca em um preço muito bom por ela!
Outro ponto fundamental para avaliar uma startup é saber o quanto ela já conta com investimentos, mesmo que ainda não esteja dando lucro. Quem já acreditou nela e colocou dinheiro no negócio? O quanto de dinheiro está rodando ali? É o suficiente para que a startup decole ou ela vai operar no vermelho por muito tempo? Ter essa base vai ajudar a avaliar uma startup de maneira coerente, pesando os riscos e os benefícios que ela pode trazer a longo prazo.
Por fim, uma forma muito boa de avaliar uma startup é procurando ajuda especializada. Existem centenas de detalhes que podem interferir nessa avaliação, como os ativos intangíveis, que são mais difíceis de avaliar e precisam de ajuda de quem entende do assunto e pode oferecer um relatório mais preciso sobre a situação atual desse negócio e sobre o seu futuro.
Mesmo assim, investir em uma startup sempre será um negócio de risco-benefício. Você deve acreditar na ideia e comprá-la, sabendo que, normalmente, o que está sendo negociado ainda está em fase de testes. Uma startup consolidada, que já passou por todo esse processo, como o exemplo do WhatsApp, hoje vale bilhões. Então, a melhor saída para investir nesse tipo de negócio, é acreditando e arriscando!
Gostou das informações de hoje? Entre em contato conosco se quiser saber mais e compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Além disso, visite nosso blog para mais textos como esse. Até a próxima!