O mercado de lojas virtuais cresce cada vez mais. Hoje em dia é possível vender e comprar quase de tudo na internet. Então, se você está pensando em abrir uma loja virtual, é importante conhecer como funciona esse processo desde a hora da compra, até o produto chegar na casa do cliente.
O que muitos empreendedores ainda não entendem é que uma loja virtual dá tanto trabalho quanto uma loja física. Você pode não ter custos de aluguel do espaço da loja e vitrine, por exemplo, porém tem as mesmas questões de controle financeiro, estoque, fiscal, atendimento ao cliente e ainda mais a parte tecnológica que envolve o site onde seu cliente acessa sua loja e compra seus produtos. Então, antes de tudo, é preciso definir seu mix de produtos. Pesquise novidades, lançamentos e produtos diferenciados para sua loja. Negocie desconto com fornecedores, da mesma forma que faria em uma loja física. Afinal, na internet você também precisa ter preços competitivos, pois a um clique o seu cliente pode ir para outra loja virtual concorrente. Sua vitrine neste caso é virtual. Então é imprescindível ter um site atraente, com boas imagens e um layout amigável. Ter um site responsivo também é fundamental.
Certifique-se que sua loja possa ser acessada de computadores, tablets e smartphones. Você não quer perder uma venda porque seu cliente não consegue visualizar seu produto, não é mesmo? Outro ponto importante é deixar bem claro para o cliente o que ele está comprando. As imagens e descrição do produto precisam ser fiéis ao que ele irá receber em casa. Assim como seu material de divulgação, não pode prometer algo diferente da realidade dos seus produtos, mas também precisa ser convincente. Agora, você já preparou sua loja e está pronto para a venda. Após receber um pedido, o primeiro ponto é a questão financeira, que vai avaliar se o pagamento foi confirmado ou não.
Com o pedido confirmado, começa o processo de logística para envio do produto. O pedido passa para a separação dos produtos, onde são embalados e devidamente etiquetados com as informações do cliente, do pedido e da loja, para ser despachado para o cliente, seja por transportadora ou pelos Correios. E seu cliente pode acompanhar o envio pelo código de rastreio. Mas sua missão não acaba por aí. A excelência no atendimento e no pós venda é fundamental para fidelizar clientes. Comunique-se com seu público, tenha proximidade com clientes. Assim, você poderá destacar sua loja virtual e gerar mais vendas. E para a gestão contábil da sua nova loja virtual, conte com a nossa equipe. Entre em contato!