Tomar decisões difíceis em tempos incertos se tornou um assunto recorrente nos últimos meses, devido à pandemia do coronavírus. Mesmo com muitas informações sobre o assunto, boa parte dos empresários se viram em uma situação complicada com a crise atual e hoje em dia pensar em um próximo cenário como esse se tornou essencial para a saúde de uma empresa. No texto de hoje, separamos algumas dicas de como tomar as decisões difíceis em tempos tão incertos como o que vivemos agora - e nos tempos incertos que podemos viver novamente um dia. Veja abaixo quais são!
Se a crise do coronavírus vem abalando a sua empresa a ponto de ser impossível saber como tomar decisões difíceis, talvez seja o momento de refletir um pouco melhor sobre as possibilidades de aprimoramento da sua gestão. Veja abaixo as dicas que separamos e que podem ajudar muito a lidar com tempos incertos - como essa crise que vivemos agora e
A primeira dica parece bastante simples, mas ela pode ser extremamente útil no que diz respeito à gestão de uma empresa. Quando você não souber o que fazer, tire um tempo para si mesmo e reflita.
Segundo especialistas, o cérebro humano funciona muito melhor quando há uma pausa entre um pensamento e outro. Portanto, se algo está fora de controle, a primeira dica é: pare e pense com muita calma para garantir que sua mente esteja em ordem para tomar as melhores decisões. Algumas vantagens de conseguir parar para refletir:
2- Una a sua equipe
Sozinho, dificilmente vai ser fácil sair de uma crise. Pense da seguinte maneira: sua equipe conhece o seu negócio tão bem quanto você e sabe o que pode ser feito para garantir que boas decisões sejam tomadas.
Em momentos de crise, porém, a equipe pode ficar desestimulada, com medo do que está por vir e, por isso, ficar menos participativa, menos ativa e menos encorajada a encontrar soluções.
Como líder, é fundamental que o gestor una a equipe e explique que a crise vai passar e ser apenas mais um capítulo para a empresa, que irá sair dessa mais forte do que nunca. Essa motivação irá fazer com que os funcionários passem a encontrar saídas inteligentes e possam unir forças como um time.
Saiba que tentar sair sozinho de uma crise nunca vai ser uma boa ideia e que é extremamente necessário procurar a equipe - tanto para que ela se sinta mais segura e preparada, quanto para que você mesmo consiga enxergar soluções que estavam diantes dos seus olhos e que você não via. Todo mundo sai ganhando!
3- Estabeleça prioridades
Quando uma crise chega, é essencial começar a pensar em estabelecer prioridades, tanto em relação aos gastos quanto em relação aos investimentos. Afinal, o que mais importa para você e para sua empresa?
Pense da seguinte maneira:
4- Encontre boas lideranças na sua equipe
Lembra dos profissionais essenciais que falamos logo acima e do quanto eles são importantes, mesmo que custem mais? Esses profissionais podem ser boas lideranças que irão deixar o time motivado e pronto para agir. Em tempos incertos, ter líderes de excelência será garantia de que a equipe continuará trabalhando a todo vapor, sem medo do que está por vir. Com uma equipe motivada e feliz, sua empresa consegue passar pela crise sem problemas tão grandes.
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