Contabilidade para negócios Digitais - Tudo que você precisa saber!

  • 198 dias
  • Fênix consultoria

A contabilidade para negócios digitais é tão importante quanto para negócios convencionais, embora muitas pessoas acreditem no contrário.

Esse entendimento de que as empresas que atuam apenas pela internet não precisam se preocupar com a parte burocrática é um erro que pode levá-las a ter problemas com a Receita Federal e com os fiscos de maneira geral. Para o assunto ficar mais claro, separamos no texto de hoje algumas informações relevantes sobre ele, como quais são as obrigações de um negócio digital e como essas empresas devem cuidar da sua contabilidade. Confira abaixo o que separamos!

Como funciona a contabilidade para negócios digitais? De forma geral, a contabilidade para negócios digitais funciona da mesma forma que uma contabilidade para negócios convencionais, que possuem estrutura física, escritório ou mesmo estoque de lojas. Ter um negócio na internet não te isentará das obrigações com os fiscos, como as declarações anuais, a necessidade de abrir uma empresa, o pagamento de tributos, etc. Porém, existem particularidades que esse tipo de negócio tem em relação aos demais, o que faz com que a contabilidade contratada precise ter experiência além em alguns dos serviços, como:

• Abertura de empresa rapidamente: Essa abertura de empresa que é comum a qualquer negócio deve ser ainda mais ágil quando falamos de um negócio digital. E o motivo é bem simples: quando abrirmos algo na internet, as vendas podem crescer rapidamente e é preciso estar dentro da lei e devidamente pronto para emitir notas fiscais, comprar produtos e até mesmo fazer contratos de longo prazo com os clientes. Por isso, a Contabilidade precisa ser a mais experiente possível nesse tipo de abertura e realizar o trabalho com agilidade e sem falhas. Ou seja, a dica aqui é procurar contadores que já trabalharam com negócios digitais ou têm uma familiaridade com eles.

• Lidar com os impostos de diversos estados do Brasil: Essa experiência também vai ajudar na hora de emitir notas e realizar serviços mais específicos. Vamos supor que você abra um e-commerce. No caso de uma loja virtual, é possível vender para o Brasil inteiro e a contabilidade precisa estar preparada para isso. Além do mais, os negócios digitais também podem surgir de qualquer canto do país e uma contabilidade especializada deve ter como dar suporte para esses novos empreendedores sem que eles precisem sair da cidade de origem para uma consultoria ou mesmo para fechar a parceria. Por isso, mais uma vez, a experiência vai contar muito nesse sentido.

• Saber como te ajudar a potencializar suas vendas: Além de pensar em contratar uma contabilidade tradicional para ajudar nas burocracias comuns do dia-a-dia, é válido também considerar uma parceria com consultorias que, mais do que te ajudar a preencher declarações e pagar impostos, possa também te ajudar a potencializar suas vendas e a lucrar cada vez mais. Esse serviço pode ser o de BPO Financeiro ou mesmo apenas uma ajuda mais simples de quem tem experiência e sabe como agir em situações de crises - ou de ajudar em momentos onde ainda há incertezas sobre os ganhos e gastos daquele negócio. Para negócios digitais, vale muito a pena ter uma consultoria mais completa, pois ainda há pouco material sobre o assunto e muitos quebram nos primeiros meses.

• Te ajudar com sua loja virtual: Outro ponto que vale a pena destacar é o quanto uma contabilidade especializada pode ajudar na sua loja virtual. Os produtos vendidos precisam de nota fiscal, da devida garantia ao cliente, de detalhes como política de cancelamento, etc. Tudo isso é necessário para que a empresa seja realmente legalizada e apenas vender produtos online sem se preocupar com esse tipo de coisa pode ser um problema muito maior do que pequenos empreendedores imaginam - gerando processos e gastos enormes para consertar os erros. Por isso, se você tem uma loja virtual, é essencial se preocupar com tudo que ela engloba e garantir um funcionamento dentro das regras dos fiscos. E apenas uma boa contabilidade pode te oferecer esse tipo de suporte.

• Garantir que o controle financeiro seja feito adequadamente: Por fim, uma contabilidade para negócios digitais deve te ajudar a ter um bom controle financeiro, como falamos mais acima. Além de ajudar nas vendas, ela pode também enviar planilhas de previsão financeira e de dívidas, o que evita possíveis problemas no futuro.

Devo contratar uma contabilidade para meu negócio digital? Agora, temos que falar sobre a obrigatoriedade do contador para negócios digitais. De forma geral, se você não for encaixado como MEI, qualquer outra empresa que for abrir deve contar com uma contabilidade parceira. Porém, nem sempre elas são devidamente capacitadas para lidar com negócios que fogem do convencional e as vantagens para contratar uma especialistas são muitas, como, em resumo:

• Ter mais noção de fluxo de caixa e de como funciona o processo de vendas em um modelo digital.

• Ajudar a vender com mais qualidade e dentro de como mandam os fiscos, com emissão de nota fiscal para todo Brasil.

• Permitir o crescimento da empresa com um bom planejamento financeiro, previsão para o ano e controle com planilhas e relatórios, dependendo do tipo de serviço acordado.

Gostou das dicas de hoje sobre contabilidade para negócios digitais? Não deixe de visitar nosso blog para mais artigos com dicas e informações sobre esse e outros assuntos.

E também não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Comentários
Envie um comentário