A internet não revolucionou apenas a comunicação, mas também o mercado empreendedor. Cada vez mais vemos negócios digitais surgindo e fazendo sucesso. Então, se você está pensando em abrir uma empresa e avaliando o mercado online, saiba mais sobre o empreendedorismo digital, que está em alta no Brasil. Pra começar, vamos conhecer alguns dados. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há cerca de 116 milhões de brasileiros conectados à internet, por meio de celulares (94,6%), computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%). Com isso, podemos entender a estimativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de que o faturamento do e-commerce brasileiro tenha um crescimento de 15%, chegando a R$ 69 bilhões. Em 2018, a expectativa é que sejam feitos 17 milhões de pedidos em lojas virtuais a mais que no ano de 2017, chegando aos 220 milhões. Com tanta expectativa positiva, os empreendedores passaram a ver o mercado online como um ótimo investimento, crescendo essa modalidade de negócio que ficou conhecida como empreendedorismo digital.
Empreendedorismo digital é qualquer negócio que envolva processos e relacionamentos com clientes, parceiros e colaboradores no ambiente digital. Um exemplo disso são as lojas virtuais, ou ainda os empreendedores que oferecem seus produtos e serviços em marketplaces, que são plataformas online para realizar vendas sem precisar ter seu próprio site.
Os principais fatores que levam os empreendedores a investir no meio digital são o custo reduzido de investimento inicial (pois não exige muita infraestrutura), a praticidade e agilidade dos negócios, a flexibilidade de horários e o alcance de mercado (não fica restrito apenas a sua região).
Da mesma forma que acontece no mercado tradicional, é importante que você escolha uma área de atuação que domine e que perceba que há uma demanda. É preciso planejar da mesma forma. Aliás, no mercado digital sua oferta de produtos ou serviços precisa ser ainda mais expressiva, já que irá concorrer com empresas de todo o país ou até mesmo do mundo. Então, engana-se quem acredita que ter uma loja virtual é muito mais simples que uma loja física. Ainda há outro ponto importante a ser considerado no seu planejamento. Diferente de uma loja física, que possui uma fachada e atrai o público que passa em frente, uma loja virtual não será facilmente encontrada se você não investir em divulgação. Aproveite as redes sociais, conheça estratégias de marketing digital e chegue até seu público, para torná-lo cliente. E para manter suas responsabilidades contábeis e fiscais em dia, conte com nossos profissionais especializados em empreendedorismo digital, que vão ajudar você a manter sua empresa sempre em dia com o Fisco.