Quem vende pela internet precisa se preparar para as exigências do mercado online. Conforme dados da pesquisa da Salesforce, os smartphones irão dominar o mercado, sendo o dispositivo mais utilizado para realizar compras em lojas virtuais, no período entre a Black Friday e o Ano Novo. A expectativa também é que as compras de fim de ano aumentem 13% em relação ao ano passado. Segundo as previsões, as compras feitas pelos smartphones (46%) devem corresponder a 46%, ultrapassando os 44% das compras feitas por computadores. Quanto ao tráfego, estima-se que 68% do tráfego do comércio eletrônico neste período seja mobile, o que representa um crescimento de 19% a cada. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que a grande tendência das lojas virtuais nesta época, principalmente próximo ao Natal, será a entrega grátis.
Estima-se que 72% de todos os pedidos sejam entregues sem custo. Mas, a grande novidade é que o Instagram deve ser uma ferramenta essencial para as vendas, gerando 51% mais tráfego para lojas virtuais do que em 2017, principalmente para os segmentos de saúde e beleza. Mas, em contrapartida, o Facebook poderá ter uma redução de 7% em relação ao último ano. Esse destaque deve-se ao fato que o Instagram têm investido em novas funcionalidades para ajudar lojas virtuais a divulgarem seus produtos. Além de ser uma rede social de grande impacto visual, que destaca seus produtos como uma grande galeria, a ferramenta criou várias opções para linkar os produtos do seu site, até mesmo com tags de preços.
Tanto nos stories quando no feed, os usuários podem conferir os produtos e comprar sem muitos cliques. Com tantas novidades, crescimento nos acessos e vendas online, é preciso estar muito bem preparado para as vendas de final de ano. Por isso, também é importante contar com uma assessoria contábil e fiscal experiente. Aqui no Fênix, temos uma equipe especializada em negócios digitais, para ajudar a sua loja a crescer, em dia com o Fisco. Envie uma mensagem pra gente e solicite sua proposta.