Atualmente, o mercado musical vem ganhando mais transparência com a ajuda de plataformas digitais que auxiliam artistas a identificar e analisar dados para mapear o desempenho da sua música. Essas ferramentas combinam o processamento de Big Data com a análise de arquivos de áudio, sendo a nova aposta de startups nacionais e uma nova era na fiscalização de direitos autorais, pois até pouco tempo atrás estes dados estavam ao alcance apenas do Ecad, e agora os artistas, gravadoras e editoras musicais também podem se beneficiar com estas informações.
Além de controlar os direitos autorais, elas permitem que os músicos descubram novas praças para divulgar seu trabalho. Por exemplo, pode ser que você nem imagine, mas a sua música pode ser mais tocada em uma rádio do interior de outro estado. E com a ajuda de uma plataforma de inteligência musical, é possível identificar esse dado, ajudando você a controlar o pagamento dos seus direitos autorais e ainda descobrindo locais que você pode atrair mais público para as suas apresentações.
A maioria delas utiliza uma tecnologia chamada “audio fingerprinting”, que é capaz de identificar digitalmente um arquivo de áudio. Um exemplo mais conhecido de uso dessa tecnologia é o app de descoberta de músicas "Shazam".
Então, é feito uma varredura nas emissoras e sites, comparando as identificações das músicas que são executadas com as contidas em seus bancos de dados.
Uma das informações mais valiosas para muitos artistas é descobrir os sucessos locais. A questão do recolhimento de direito autoral muitas vezes fica em segundo plano, pois muitos artistas têm mais interesse em saber que a rádio tocou sua música, para que possa planejar ações específicas com a emissora.
O Ecad também desenvolveu uma tecnologia para automatizar a escuta de rádios e TVs, porém o serviço não é disponibilizado para um determinado artista, pois alega trabalhar para a coletividade de artistas filiados às associações de música.
Com o grande interesse do público, há diversas startups surgindo neste ramo, que além de monitorar rádios, também faz a varredura em canais de TV e sites como YouTube, SoundCloud e Rdio.
Há o interesse por parte das startups em fazer uma parceria com o Ecad, integrando suas bases de dados. Isso tornaria o mercado muito mais transparente e seria de grande ajuda para artistas independentes, já que recebem menos pelas execuções de suas músicas e passariam então a recolher micropagamentos pelo site.
As plataformas digitais têm potencial para se tornarem uma ótima solução para alguns desafios que artistas enfrentam neste mercado. Além disso, é preciso contar com uma assessoria de peso para a gestão da sua carreira, finanças e contabilidade. Quer saber mais como o Fênix pode te ajudar? Entre em contato com a gente e saiba mais!