Na era da internet, muitas pessoas estão pensando em abrir um negócio digital, porém não é tão fácil quanto parece. O primeiro passo para se ter sucesso em um empreendimento, seja físico ou digital, é o planejamento. E este planejamento deve ser constante, pois é uma forma de se manter presente no mercado, conhecer o seu consumidor e poder adaptar seus produtos ao seu público.
Afinal, somente assim seria possível entender o que o mercado quer, para oferecer algo que venda. Durante o planejamento, busque identificar seu público-alvo, conhecer as demandas, perfil e necessidades é o caminho para criar produtos e serviços diferenciados. Hoje em dia, novas tecnologias, desejos e diversos atrativos surgem a cada momento. Desta forma, apresentar um diferencial e mostrar preocupação com seu público, oferecendo produtos ou serviços exclusivos é uma forma de garantir a fidelidade de seus clientes. Outro passo importante, é estar atento às novas tecnologias, ferramentas e formas de comercialização.
Tenha conhecimento dos termos mais utilizados nos negócios digitais e saiba como e de que forma as empresas comercializam seus produtos online. Para iniciar nesta jornada digital, vamos apresentar a você alguns termos que você vai ouvir falar muito neste mercado. São eles: • E-commerce: Também conhecido como comércio eletrônico, é onde todas as transações de compra e venda são realizadas pela internet, porém, para utilizar este serviço, é preciso ter um dispositivo de acesso ao portal de vendas e a plataforma. • Plataforma: é um sistema de gerenciamento dos negócios digitais. Nela você poderá registrar os produtos, ter maior controle na entrada e saída das mercadorias e também calcular os tributos para incluir os impostos e definir o preço final. • B2B ou Business to Business é a transação que ocorre entre industrias, empresas, distribuidores e revendedores de uma certa marca.
• B2C ou Business to Consumer é a transação de empresas com o consumidor final, este que irá utilizar o produto adquirido.
• SaaS ou Software as Service: é um software que inclui em seus serviços, licença de uso e demais serviços que fazem sua empresa acontecer e tem sua validade, enquanto o cliente estiver pagando sua mensalidade.
• Marketplace: seu conceito é abrir diversas lojas, utilizando mesmo endereço virtual.
O consumidor pode adquirir os produtos em diversas lojas, onde automaticamente a plataforma distribui os pedidos e pagamentos. Agora que você já está mais familiarizado com o comércio digital, dê o primeiro passo para empreender neste meio. Inicie seu planejamento e crie produtos diferenciados e de qualidade, pois, com o crescimento do mercado tecnológico, manter-se sempre atualizado, identificando as necessidades e demandas, conhecer e utilizar os canais de distribuição para entrega dos produtos e manter uma boa comunicação com o consumidor, promovendo as vendas e fidelizando seus clientes, é a chave para o crescimento e sucesso do seu negócio.