O que a pandemia nos ensinou sobre gestão de negócios?

  • 37 dias
  • Fênix consultoria

A pandemia de coronavírus nos ensinou muito sobre gestão de negócios, pois trouxe uma nova perspectiva diante de tudo que pode ocorrer conosco enquanto empresários. Se ninguém imaginava que as coisas eram capazes de mudar da noite para o dia, hoje temos essa visão muito clara de que as crises são imprevisíveis e difíceis de lidar quando não estamos preparados para elas. 

No texto de hoje, separamos alguns dos principais aprendizados sobre gestão de negócios que foram adquiridos com a pandemia de coronavírus e que vão ficar para sempre como lições importantes. Veja abaixo quais são!

4 coisas que a pandemia ensinou sobre gestão de negócios

Separamos abaixo as 4 principais coisas que a pandemia nos ensinou sobre a gestão de negócios e como evitar que as crises nos derrubem completamente. Veja abaixo quais são e se você conseguiu captar esses ensinamentos tão importantes!

1- A importância do nosso capital de giro

A primeira grande lição que a pandemia nos ensinou sobre gestão de negócios foi a importância do nosso capital de giro, algo que muitas empresas menores não dão o devido valor ou simplesmente esquecem do quanto pode fazer falta em determinado momento. 

Entender o que é o capital de giro e saber o quanto ele pode ajudar sua empresa é importante para que seja possível ter para onde correr em caso de crises. Então, vamos compreender mais sobre o assunto:

-O Capital de Giro é todo o investimento que pode ser revertido em dinheiro em questão de poucos dias. Nesse caso, entram as poupanças e outros investimentos financeiros que não possuem carência de saque ou transferência.

-Alguns especialistas alertam que o capital de giro deve ser uma prioridade mensal, como se fosse uma dívida que você precisa pagar todos os meses. Separe um valor do lucro para esses investimentos, por menor que seja sua empresa. Isso se aplica também ao MEI e aos autônomos. 

-Depois o Capital de Giro poderá ser utilizado para manter a empresa em pé. No caso da pandemia, ele foi útil também para que as empresas pudessem inovar na forma de atuação e conseguissem manter seus funcionários, mesmo sem vendas por algum período. Algo completamente inesperado aconteceu e quem estava preparado pôde sobreviver e seguir empreendendo.

Por tudo isso, o capital de giro entrou em pauta e se mostrou uma das principais ferramentas para que uma empresa tenha mais segurança. Vale a pena começar a investir e ter possibilidades de crescimento quando a pandemia acabar. Essa é uma lição valiosa que ela nos deixou! 

2- Novas formas de vender e de fazer marketing

Outro ensinamento sobre gestão de negócios foi relacionado à forma como nos posicionamos na internet e podemos vender nossos produtos. Se antes a internet ainda era território pouco explorado, ou explorado de maneira muito amadora, hoje as pessoas começaram a entender que nas redes estão todas as pessoas que passam na frente de nossas lojas - e mais aquelas que talvez nunca estivessem por perto, mas que são consumidores em potencial. 

Entender a internet, saber o quanto o marketing digital é importante e aprender mais sobre as estratégias foi excelente para muitas empresas que, sem vender, entenderam que havia necessidade de expandir e ir além do convencional. É claro que esse é um aprendizado em andamento e quem já estava preparado saiu na frente, porém, ainda há tempo para colocar sua empresa na web da melhor maneira possível. 

3- A necessidade de nos reinventarmos

Se a internet se mostrou nossa aliada nessa luta para mantermos nossas empresas abertas, ela também mostrou que é preciso se reinventar sempre para atingir novos públicos e sobreviver aos tempos mais difíceis das últimas décadas.

Entre as mudanças, podemos citar algumas mais palpáveis:

- Restaurantes que jamais investiam em delivery aprenderam que essa é a fórmula do sucesso e que cada vez mais pessoas querem receber comida quentinha sem precisar sair de casa. Precisaram mudar seus cardápios e contratar motoboys. 

-Pessoas que vendiam online precisaram encontrar novos produtos para a quarentena. O que a população mais precisa nesse momento? Essa foi e tem sido uma pergunta essencial para que os produtos façam sentido para todos.

-Quem trabalha por conta própria também precisou de remodelação. Professores de ginástica, por exemplo, passaram a dar aulas online e isso mudou completamente a dinâmica de algumas academia. Há quem vá continuar com as aulas à distância, mesmo com o fim do isolamento. 

Esses são apenas alguns exemplos de empresas e pessoas que mudaram seus negócios. Esse tipo de reinvenção foi essencial na vida de muita gente que não sabia exatamente como agir diante da pandemia. E, boa parte das pessoas encontrou soluções inteligentes, o que prova que somos um povo espero e sempre pronto para evoluir. 

4- A importância da contabilidade

Por fim, mas não menos importante, aprendemos com a pandemia que a gestão de negócios passa por uma contabilidade excelente. Saber o que entra e o que sai dos nossos caixas, entender a importância dos relatórios de previsão, acompanhar nosso crescimento mês a mês… Tudo nos faz mais fortes e seguros para entendermos quais são os próximos passos. Quem tinha uma boa contabilidade pôde tomar melhores decisões e pôde contar com seus contadores para ter estratégias inteligentes. Então, ficou como aprendizado o quanto isso é essencial!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima! 

Comentários
Envie um comentário