O que é BPO Financeiro e para que serve?

  • 210 dias
  • Fênix consultoria

Muitos empresários e empreendedores já estão entendendo o valor do BPO Financeiro e como ele pode agregar em seus negócios, sejam eles digitais ou não. Mas também é comum que muitas pessoas nem ao menos saibam o que é o BPO e qual a sua função dentro de uma empresa.

Para ajudar nessa compreensão geral, no texto de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira abaixo e saiba o que é esse serviço, para que ele serve e para quem ele é indicado.

Afinal, o que é BPO Financeiro?

Vamos começar este texto explicando de maneira simples e objetiva o que significa o termo BPO Financeiro. Na prática, é a sigla para o termo em inglês “Business Process Outsourcing”. Na tradução literal, é algo como “Terceirização de Processos de negócios.”

Mas talvez a tradução não deixe muito claro o que é exatamente o que é o BPO e como uma empresa como a Fênix Consultoria comercializa esse tipo de serviço.

Basicamente, todo negócio, seja ele digital ou não e de qualquer porte, precisa lidar com burocracias e processos onde é necessário uma equipe especializada para cuidar de cada um deles, como é o caso da parte financeira, onde é preciso manter tudo organizado e funcionando corretamente para evitar problemas.

Então, contratar um serviço de BPO financeiro é, de forma geral, terceirizar esse setor e ter toda a responsabilidade enviada para uma empresa específica e especializada nisso. 

Para que serve o BPO Financeiro?

Se você vai terceirizar seu setor financeiro, podemos resumir sua função como uma substituição de todo ele. Ou seja, o empresário não tem mais que se preocupar em contratar funcionários para realizar a parte financeira, além de outros serviços. Entre eles, podemos citar:

  • Folha de pagamento e organização das questões dos funcionários.
  • Organização de contas a pagar e receber, realizando a gestão completa para otimizar o tempo e melhorar o fluxo. 
  • Planilhas, entregas de documentos, etc.
  • Relatórios com previsões de crescimento ou de necessidade de redução de gastos.
  • Emissão de notas fiscais, emissão de boletos. 
  • Algumas empresas também podem oferecer o serviço de conciliação bancária, porém, ele deve ser previamente acordado na hora da contratação do BPO Financeiro. 
  • Também é possível que algumas empresas ofereçam acesso a softwares de gestão completos, que ajudam a melhorar o dia-a-dia e diminuem o risco de erros. A maioria utiliza esse tipo de tecnologia para atuar no mercado com mais precisão. 
  • Ou seja, tudo aquilo que um setor financeiro de qualidade deve oferecer. 

É válido sempre dizer que uma empresa de BPO Financeiro também pode oferecer serviços de contabilidade, como gestão das documentações obrigatórias, por exemplo. Tudo deve ser previamente acordado, porém, de maneira geral, o BPO financeiro é um serviço muito completo e capaz de auxiliar muito uma empresa, mesmo que ela seja de pequeno porte. 

Para quem o BPO Financeiro é indicado?

Diferente do muita gente pensa, terceirizar o setor financeiro não é algo exclusivo das empresas grandes, que possuem muito capital. Na realidade, as empresas médias e até as pequenas são as que mais se beneficiam desse tipo de serviço, justamente devido às vantagens que vamos citar abaixo.

Portanto, vale resumir que o BPO Financeiro é indicado para todo tipo de negócio, seja ele de qualquer porte e qualquer área de atuação. Se você tem uma empresa e quer garantir que ela tenha maior controle financeiro e possa crescer, ele é ideal para o seu caso. 

Quais são as vantagens do BPO Financeiro?

Vamos agora falar um pouco sobre as vantagens de contratar um serviço de BPO Financeiro. Como falamos, ele é indicado para todas as empresas, de todos os portes. Anote!

1- Economia

A primeira grande vantagem do BPO Financeiro é a economia. Diferente do que as pessoas pensam, terceirizar um setor é sempre mais econômico do que contratar pessoas para o compor. Portanto, é vantajoso financeiramente optar por esse tipo de serviço.

2- Equipe especializada

Além de ser econômico, a sua empresa passa a ter acesso a uma equipe muito especializada, a softwares de gestão muito avançados e a treinamentos mais caros. Tudo isso custaria muito dinheiro para o seu negócio, se caso houvesse a opção de contratar pessoas internas para isso. 

Então, além de economizar, é possível ter acesso a equipes muito complexas sem que seja necessário gastar demais para tal. 

3- Menos burocracias para os funcionários

Outra vantagem que vale ser citada é a diminuição da carga de trabalho dos funcionários, que passam a ter possibilidade de atuar de maneira mais direta com o cliente. O que costuma acontecer muito é que as empresas pequenas deixam os funcionários realizando tarefas burocráticas, o que toma muito tempo e os impede de partir para a estratégia e para o atendimento mais personalizado. 

Conclusões

No geral, o serviço de BPO Financeiro é sempre uma boa ideia, embora seja necessário procurar empresas que tenham bastante experiência na área e que possam oferecer um trabalho especializado, com uma equipe bem treinada e que saiba cuidar dos desafios do seu negócio de maneira correta. 

Se você ficou com dúvidas sobre como funciona o BPO, quais os serviços que realizamos e como ele pode te ajudar a levar a empresa adiante, nos procure, marque uma reunião presencial para que possamos te explicar melhor. 

Gostou das dicas de hoje? Não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente e de compartilhar nossos textos nas redes sociais. Até a próxima dica! 

Comentários
Envie um comentário