O que é o PRONAMPE e como solicitar?

  • 50 dias
  • Fênix consultoria

O PRONAMPE vem sendo discutido desde o seu surgimento, em 16 de junho deste ano. Trata-se de umanova linha de crédito, especialmente criada para micros e pequenas empresas, com o intuito de conceder empréstimos para que esses negócios possam continuar existindo mesmo em meio à pandemia de coronavírus.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os benefícios de optar pela linha de crédito do pronampe e como você pode solicitá-la, caso seja necessário. Confira abaixo!

O que é o PRONAMPE?

O PRONAMPE é a sigla para Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Ele foi criado pelo governo federal e instituído pela Lei nº13.000, no dia 18 de maio de 2020. O motivo da sua criação, obviamente, se deu pelo novo Coronavírus, que causou uma pandemia mundial capaz de colocar em risco as empresas, especialmente as menores, que possuem um Capital de Giro menor, muitas vezes.

O pronampe deve ser solicitado pela Caixa Econômica Federal ou por outros bancos de sua preferência que estejam com o programa disponível, e já está valendo desde junho deste ano. Vamos explicar um pouco quais são os benefícios de optar por esse linha de crédito:

-Facilidade de crédito: Um dos benefícios em optar pelo Pronampe é a facilidade de crédito. Por ser uma linha de crédito emergencial, ela tem a característica de ser menos burocrática e liberar o dinheiro para o empresário de maneira mais rápida.

-Tempo de pagamento: Com um tempo maior para pagar o total, de até 3 anos, o empresário tem mais tempo para se organizar e sair da pandemia com tranquilidade.

-Menos juros: A taxa de juros é menor do que as que costumam ser oferecidas pelos empréstimos tradicionais. Mesmo assim, é importante saber se o empréstimo será realmente necessário e onde ele será aplicado. Esse cuidado impede problemas de pagamento no futuro.

Quais as principais características do PRONAMPE?

Vamos entender melhor quais são as principais características do pronampe. Por ser uma linha de crédito criada para ajudar os empreendedores, ela é diferenciada em alguns pontos. Vale citar os principais:

- Taxa de juros: a taxa de juros é equivalente à Selic mais 1,25% ao ano. É uma taxa interessante ao empreendedor, menor do que os empréstimos normais. 

-Forma de uso: O uso do empréstimo pode ser variado, não apenas para um setor específico da empresa. Alguns exemplos de uso são: pagar funcionários, comprar equipamentos, pagar aluguel e contas regulares. Também pode ser usado para investimentos ou para o Capital de Giro. Nesse caso, o empresário é aconselhado a procurar um contador para que seja possível planejar melhor o uso.

-Demissão de funcionários: É muito importante citar que o PRONAMPE tem o objetivo claro que proteger empregos e empresas. Logo, o empresário que optar pelo empréstimo não poderá demitir seus funcionários até o fim do contrato. Por isso, é válido ter um planejamento bem claro de quais serão os próximos passos. 

-Período de Carência: O período de reembolso é de até 3 anos, ou seja, 36 meses. É um tempo razoável para que o empresário consiga se recuperar e para que as parcelas do empréstimo não fiquem muito altas.

Como solicitar o Pronampe?

A solicitação do Pronampe é bastante simples e pode ser feita presencialmente na sua agência bancária ou via site. Será preciso preencher um formulário e esperar o contato de um gerente para que ele possa te explicar melhor os próximos passos. Porém, é válido citar que, em meio à pandemia de coronavírus, o atendimento presencial está mais lento e nem sempre disponível. A melhor saída é tentar contato via telefone em casos de dúvidas ou realizar o procedimento pelo site. Será pedido:

-Todos os documentos da empresa, inclusive comprovante de CNPJ.

- Todos os documentos do empresário, como CPF, RG e comprovante de residência. O mesmo vale para os sócios.

O ideal é, para evitar retrabalho, levar todos os documentos que você já tem reunidos. Assim, é possível sair da agência com o empréstimo concedido no mesmo dia. Em caso de dúvidas, vale a pena ligar na agência do seu banco que seja mais próxima para sanar todas elas antes de se dirigir à agência - com a pandemia, essa é a melhor saída e mais segura. Evite também horários de pico nos bancos.

Quem pode solicitar o Pronampe?

Todas as micro e pequenas empresas estão liberadas para pedirem o crédito do Pronampe. Porém, a prioridade está naquelas que estão cadastradas no Simples Nacional. Após elas, serão prioritárias as empresas que estão em outros regimes e, por fim, aos Microempreendedores Individuais, MEIs.

Portanto, se caso houver uma demora para a aprovação, pode ser que sua empresa não esteja na primeira lista de prioridades da Receita Federal e será preciso aguardar mais um pouco para ter o crédito aprovado. Vale lembrar que muitas empresas estão procurando a Caixa e os demais bancos para conseguirem pagar suas obrigações da melhor forma possível.

Conclusões

O Pronampe pode ajudar muito os empresários que estão passando por dificuldades nesse momento de pandemia do coronavírus. Porém, é sempre muito importante citar que qualquer empréstimo deve ser solicitado com cuidado e com total planejamento. Por isso, procure um contador especializado e uma consultoria adequada para garantir que sua empresa esteja tomando a melhor decisão ao recorrer ao crédito liberado pelo governo. Além disso, é válido saber qual o melhor prazo de pagamento para o seu caso e se a taxa de juros valerá a pena.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. E não deixe de visitar nosso blog para mais informações.

Comentários
Envie um comentário