Abrir um negócio digital é um desejo muito comum entre as pessoas que sonham em ter sucesso financeiro e uma empresa que dependa muito menos dos espaços físicos e seja totalmente online - com menos recursos financeiros aplicados e uma rentabilidade que cresce ano após ano.
Mas, como qualquer outro negócio, os que são digitais também precisam de formalização correta e é preciso se preocupar com isso antes de empreender. Você sabe quais são os passos para formalizar o seu negócio?
Abaixo, separamos alguns deles para que você entenda melhor o que terá que fazer assim que decidir começar sua vida de empresário digital! Veja!
Você já sabe o que irá fazer na internet e já tem tudo planejado, menos a parte da formalização do seu negócio? Veja abaixo o passo-a-passo que deverá ser seguido para que o seu negócio digital seja, de fato, uma empresa formalizada e pronta para atuar no mercado, seja físico ou online!
1- Abra o seu CNPJ com um contador
O primeiro passo para formalizar o seu negócio digital é procurar um contador para que ele possa abrir o seu CNPJ. O CNPJ é como se fosse um CPF, porém, em nome da sua empresa. Com ele, estão todos os detalhes do seu negócio, como nome dos sócios, nome fantasia, entre outros detalhes.
Ou seja, para formalizar o seu negócio, o primeiro passo é abrir uma empresa em seu nome. No caso de negócios digitais, existem inúmeras possibilidades de enquadramentos empresariais, como:
Seja como for, sempre pergunte ao seu contador qual é a melhor solução para o seu caso em específico. Ele saberá como te ajudar!
2- Escolha o melhor Regime Tributário
Depois de abrir um CNPJ e escolher o enquadramento, é hora de definir o seu regime tributário. Claro, para isso, o contador será fundamental, porque ele irá te ajudar com todos os procedimentos e com o estudo do que faz mais sentido para o seu tipo de negócio. Vamos entender os regimes disponíveis no Brasil:
3- Organize seu estoque e a parte física do negócio
Agora, vamos para a parte prática do seu negócio digital. Para que ele funcione, você precisa ter clareza do que vai ser necessário. Por exemplo: empresas que vendem online, geralmente precisam ter um estoque mínimo ou mesmo negociar estoques à distância com seus fornecedores.
Seja qual for a forma de estoque, isso precisa ser muito bem calculado e pensado antes mesmo de lançar o seu site e suas redes sociais. Imagine fazer uma venda e não ter condições de cumprir os prazos de entrega? Por isso, organize seu estoque e comece a ter planos extras para caso algo saia errado.
Além disso, se houver uma parte física do seu negócio, ou seja, um estoque com funcionários ou mesmo uma fábrica ou um escritório, isso precisa se regularizado na prefeitura, com o chamado alvará de funcionamento.
Não é porque a venda é feita online que a parte física da sua empresa não precisa de regulamentação. Então, veja esses detalhes com o seu contador e pergunte o que pode ser feito nesse sentido para agilizar os processos.
4- Faça uma pesquisa de mercado
Por fim, quando você abrir um negócio digital, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para garantir que o seu produto seja inovador e que tenha o público ideal. Durante essa pesquisa, você vai levar em conta alguns fatores:
Gostou das nossas dicas? Nos procure para um orçamento e faça uma consultoria especializada em negócios digitais. Essa é uma área bem concorrida, mas com o apoio certo, você tem tudo para alcançar o sucesso!
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