Saiba como evitar problemas com o fisco no ramo de cervejarias

  • Fênix consultoria

Evitar problemas com o fisco no ramo de cervejarias é uma das preocupações que vemos nossos clientes deixar de lado por muitos anos, tornando o processo de regularização muito mais difícil depois - afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar e quando falamos em contabilidade essa premissa é ainda mais verdadeira.
Mas existem muitas formas de evitar esses problemas com os fiscos, desde que a empresa entenda a necessidade de observar a área contábil com cuidado e de forma a prevenir que situações ruins aconteçam.
Para te ajudar, trouxemos abaixo algumas dicas que vão ser bem úteis para que você possa resolver esse tipo de pendência da melhor maneira possível! Veja!

5 dicas para evitar problemas com o fisco no ramo de cervejaria

Sem mais delongas, vamos às 5 dicas que trouxemos para quem quer evitar problemas com o fisco no ramo de cervejarias e também para quem já tem um problema e quer solucionar o quanto antes e de maneira mais simples. Confira abaixo!

1- Contrate uma boa contabilidade consultiva

A primeira dica é essencial para quem busca mais rapidez na hora de evitar problemas com o fisco e principalmente para lidar com os problemas já gerados. A contabilidade consultiva será responsável por te ajudar em diversos sentidos, especialmente na hora de se regularizar com os fiscos e de realizar um planejamento tributário e financeiro de qualidade.
Ter uma empresa regularizada nos traz inúmeras vantagens. Entre elas, podemos citar as principais:

  • Você passa a ter mais crédito na praça, afinal, sua empresa está dentro da lei.
  • Você não paga multas para se regularizar porque está dentro dos prazos permitidos.
  • Você consegue crescer e se expandir de forma muito mais dinâmica.
  • Sua empresa passa a receber investidores e pessoas interessadas nela.

Então, se você ainda está abrindo sua empresa ou se acredita que precisa regularizar algo perante aos fiscos, a melhor saída é procurar uma contabilidade especializada e consultiva para te ajudar a dar os primeiros passos em direção à uma regularização completa.

2- Faça um planejamento tributário

Outra dica que muitas pessoas ignoram é a importância do planejamento tributário adequado. É bastante comum que haja um desconhecimento de como o planejamento tributário pode auxiliar a evitar problemas com o fisco, seja no ramo de cervejarias ou mesmo em outro tipo de negócio.
Com uma ação adequada da sua contabilidade parceira, é possível:

  • Reduzir a quantidade de impostos pagos por mês. Com o devido planejamento tributário, é possível observar se o enquadramento empresarial está correto e, com isso, reduzir muito o que se paga aos fiscos.
  • Evitar a bitributação, algo muito comum para negócios que não fazem uma análise dos impostos pagos mensalmente e anualmente. Muitas vezes, algumas taxas só precisam ser pagas a um único órgão, como para a prefeitura, por exemplo, e não para a prefeitura e para o estado ao mesmo tempo.
  • Reduzir multas por atrasos e até mesmo eliminá-la em alguns meses de trabalho. Ao pagar seus impostos de maneira correta, você consegue deixar de pagar as multas que são mais comuns do que imaginamos e representam o motivo para que várias empresas quebrem em poucos anos.

Se você tem dúvidas de como realizar um planejamento tributário adequado, entre em contato conosco para que possamos te ajudar nesse sentido.

3- Procure utilizar programas de gestão financeira e contábil

Outra dica excelente para quem deseja evitar problemas com os fiscos ou resolvê-los de uma vez, é ter acesso a programas de gestão financeira e contábil, excelentes para oferecer lembretes e ajudar a diminuir a incidência de atrasos. Obviamente, ao contratar uma contabilidade consultiva, ela terá acesso ilimitada a esse tipo de programa, que geralmente são pagos e custam caro por mês - valendo mais a pena investir na parceria com o contador do que no programa em si.
Se caso você não tiver um contador consultivo, a dica é tentar automatizar esses lembretes com programas gratuitos e planilhas, embora isso demande mais tempo e alguém contratado apenas para realizar esse trabalho.

4- Não deixe erros se acumularem

Essa dica é bastante simples, mas faz muito sentido para quem está começando a empreender agora. Não deixe os seus erros se acumularem dia após dia e mês após mês. Faça sempre questão de revisar os impostos pagos, analise a entrada e saída de dinheiro no caixa e procure sempre ser responsável com prazos. Com esse tipo de cuidado, será muito mais difícil ter problemas com os fiscos.

5- Verifique se suas autorizações de funcionamento estão em dia

Falando especificamente sobre cervejarias, temos que lembrar que esse negócio lida com alimentação, basicamente. Então, você tem que sempre se certificar de que possui todos os alvarás de funcionamento e que está em dia com a vigilância sanitária da sua cidade.
Veja, lidar com o ramo de cervejarias envolve um risco maior de que as pessoas tenham algum efeito colateral com o seu produto, por isso, tenha cuidado redobrado e evite ao máximo correr riscos. Melhor pagar mais para evitar um problema do que ter que pagar indenizações e multas por descumprimento de normas sanitárias, certo? Pense nisso sempre!

Quer mais informações sobre esse assunto? Entre em contato conosco e baixe nosso e-book exclusivo sobre negócios no ramo de cervejaria e sua relação com a contabilidade.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Comentários
Envie um comentário