Tudo o que você precisa saber sobre redução de impostos para Representantes Comerciais

  • Fênix consultoria

A redução de impostos é uma tática importante para os empreendedores que desejam economizar com os fiscos e ter uma assertividade melhor no que diz respeito à contabilidade. Especialmente no que se trata dos representantes comerciais, é plenamente possível diminuir a carga tributária de maneira efetiva, apenas com algumas mudanças simples no enquadramento empresarial e no Regime Tributário. 

Quer saber mais sobre esse assunto tão importante? Veja abaixo algumas informações que podem te ajudar a ter uma redução de impostos de maneira segura, simples, rápida e totalmente dentro da lei. Confira as informações que trouxemos!

 

Redução de impostos para representante comercial - É possível?

 

Se você é um representante comercial que busca a redução de impostos, é porque, de alguma forma, está precisando de um tipo de consultoria mais adequada para o seu negócio. Em um passado não tão distante, o representante comercial só podia ser optante pelo lucro presumido, ou seja, não tinha como se enquadrar no simples nacional, um Regime Tributário que costuma valer mais a pena para empresas menores. 

Com a mudança na legislação, hoje é possível realizar a troca de Regime Tributário e garantir uma melhor assertividade no pagamento dos impostos, dependendo de cada situação em específico. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre os dois regimes tributários:

 

1- Simples Nacional

 

O Simples Nacional é um Regime Tributário muito comum para empresas menores, como a ME ou até mesmo a EPP, Empresa de Pequeno Porte. Esse é um regime muito mais prático e que traz uma guia única de pagamento de impostos, facilitando a vida do empreendedor que não tem muito tempo para realizar uma contabilidade mais detalhada. 

Porém, o simples nacional precisa valer a pena para a sua empresa em específico. Suas alíquotas são fixas e isso pode ser excelente em alguns casos ou ruim em outros. Tudo depende da sua atividade, dos seus gastos com funcionários, do seu faturamento anual e de inúmeros outros detalhes que apenas o contador será capaz de analisar de maneira mais consistente. 

Em resumo, é importante saber: escolher o simples nacional pode ser bom ou ruim para sua empresa e, por esse motivo, essa escolha deve ser feita em conjunto com um contador especializado. As vantagens desse regime tributário são:

 

  • Mais facilidade para realizar os pagamentos das guias. 
  • Menos riscos de deixar impostos atrasarem. 
  • Contabilidade que não precisa ser tão detalhada, embora isso sempre seja algo excelente para uma empresa, independente do regime escolhido. 

 

2- Lucro presumido

 

O Lucro Presumido, como o nome indica, é um regime tributário que presume o lucro e faz com que também haja uma alíquota fixa de pagamentos. Ele é um regime tributário que antes costumava ser obrigatório para representantes comerciais, mas que hoje se tornou apenas uma opção para esse tipo de empresa. Logo, você só irá se enquadrar no lucro presumido se houver realmente vantagens em fazer isso. Entre elas, estão:

 

  • Se o lucro da empresa for superior à presunção, obtém-se uma vantagem tributária bastante expressiva, que pode gerar diminuição do pagamento dos impostos. 

 

  • O Lucro Presumido é bastante simples se comparado com o Lucro Real, onde a empresa precisa ter uma contabilidade muito detalhada. Mais uma vez, vale dizer que o detalhamento sempre é bem-vindo em um negócio que deseja crescer. 

 

Portanto, o Lucro Presumido é um regime que possui vantagens, porém, não está mais sendo imposto para Representantes Comerciais. Logo, você não precisa escolhê-lo se não houver benefícios, como acontecia antigamente. Veja, se o seu contador disser que é necessário optar pelo lucro presumido, saiba que ele está desatualizado e vale a pena buscar um especialista para analisar seu caso com mais profundidade. 

 

Qual Regime Tributário é mais vantajoso para a minha empresa?

 

Se você é representante comercial, a dúvida que paira no ar é: devo optar por qual Regime Tributário? Afinal, como vimos acima, ambos os regimes mais comuns para esse tipo de empresa podem ser excelentes, dependendo de cada situação. 

Por isso, a resposta é bem simples: você precisa de um contador ou uma contabilidade que seja realmente especializada em empresas da sua categoria. Nós da Fênix Contabilidade somos especialistas em lidar com Representantes Comerciais, o que nos traz experiência para garantir uma escolha mais adequada para eles. Se antes era impossível escolher o seu Regime Tributário, hoje a legislação permite encontrar aquele que é o mais vantajoso para a sua empresa. 

Sugerimos que você faça uma simulação para ter uma resposta sobre qual regime tributário escolher. Clique aqui e veja como trabalhamos para tornar a carga tributária da sua empresa a mais vantajosa possível, sempre dentro da lei e seguindo a legislação atual vigente. 

 

Quais as vantagens do Planejamento Tributário?

 

Além de definir o melhor regime tributário para sua empresa de representante comercial, o planejamento tributário vai analisar em todos os aspectos como estão sendo pagos os seus impostos - e se há margem para diminuí-los. 

Isso é excelente para qualquer empresa, afinal, economizar em impostos é essencial. Em alguns casos, é possível reduzir em até 20% a carga tributária, um número bastante expressivo a longo prazo. Mais uma vez, lembramos que é interessante procurar ajuda especializada de contadores que possuem experiência nesse tipo de segmento e que poderão te ajudar com os mais diversos problemas que possam vir a surgir. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares e entre em contato conosco para mais informações! 

Comentários
Envie um comentário